Notícias

Os futuros do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira (30) impulsionados por relatos de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) poderiam atrasar a decisão sobre o aumento planejado na produção, com a redução dos cortes voluntários que estão em vigor. Também contribuiu para a alta a queda nos estoques americanos de petróleo, gasolina e destilados na semana passada.

No fechamento, o contrato futuro de petróleo Brent - referência mundial - para dezembro subia 2,01% a US$ 72,55 por barril. Já o contrato WTI - referência americana - também para dezembro avançou 2,08% para US$ 68,61.

O cartel e seus aliados podem atrasar seu aumento planejado na produção de petróleo — que está programado para entrar em vigor em dezembro — por um mês ou mais, relata a “Reuters”. À medida que o prêmio de risco geopolítico para o petróleo diminui, os traders estão mudando seu foco para os fundamentos em meio a preocupações com a demanda fraca e temores de um mercado com excesso de oferta no ano que vem.

Enquanto isso, o Departamento de Energia (DoE) dos EUA divulgou hoje que os estoques de petróleo bruto dos EUA caíram 515 mil barris para 425,5 milhões de barris na semana encerrada em 25 de outubro.

Já os estoques de gasolina caíram 2,7 milhões de barris, a 210,868 milhões, e os estoques de destilados caíram 977 mil barris, a 112,862 milhões.

Veja mais